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Obesidade x estilo de vida
 

A obesidade aumenta o risco de hipertensão, diabetes, câncer, altos níveis de triglicérides e de colesterol “ruim” (LDL), baixos níveis do colesterol “bom” (HDL), e prejudica a estética. Se a gordura está acumulada na região do abdome é mais perigosa ainda.

O Índice de Massa Corporal (IMC) indica se você pode ser considerado um obeso ou não:

I.M.C.= Peso (em kg)¸ Estatura (em metros, ao quadrado)

Exemplo: Uma pessoa pesa 80kg e tem estatura 1,70m. IMC= 80 ¸ (1,70 x 1,70) Þ IMC= 80 ¸ 2,89 = 27,6 (pessoa com sobrepeso)

Dicas para (re)conquistar seu corpo:

• Decida realmente emagrecer! Tenha muita persistência, se a gordura acumulou ao longo de vários anos não vai ser em alguns poucos meses que você irá eliminá-la. Procure ajuda de nutricionistas, personal trainers e médicos.

• Exercite-se regularmente. De três a seis vezes na semana, optando pela caminhada ou corrida bem leve, no mínimo por 40 minutos. É recomendável também um programa de musculação completo.

• Controle os batimentos do coração por minuto. Sua freqüência cardíaca deve ser de aproximadamente 70% da sua freqüência cardíaca máxima (freqüência cardíaca máxima = 220 - sua idade)

• Não passe fome. Faça três refeições distribuídas ao longo do dia e pequenos lanches entre elas, optando por alimentos com baixo teor de gordura e poucas calorias.

• Seja mais ativo! O sedentarismo é a principal causa e também conseqüência da obesidade.

• Não existem soluções milagrosas! O emagrecimento permanente não ocorre com pílulas, bloqueadores de gordura, cirurgias, dietas especiais, cintas térmicas, gel e cremes redutores, e muito menos com aparelhos abdominais(!).

“Se você espera e se espreme entre tantas pessoas para subir de escada rolante enquanto a escada fixa (mais larga!) está vazia, ou vai de carro até o mercado que fica a três quarteirões... está na hora de repensar seu estilo de vida!”

 
 

* Jarbas Yassuhiro Satake, personal trainer da Bio Ritmo Academia e Training System, formado pela USP, Estágios: Fórmula Academia, Competition, Runner, FitCor, InCor e Divisão de Medicina de Reabilitação - HC-FM-USP
 

Arquivo NippoBrasil - Edição 139 - 9 a 15 de janeiro de 2002
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