Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Sábado, 25 de março de 2017 - 18h41
Arquivo - 15 a 21 de junho de 2000 - Especial - Portal NippoBrasil
 
Hello Kitty

Ela nasceu em Londres, Inglaterra, está no 3º ano escolar e mora com seus pais e sua irmã gêmea, Mimi. Ela é uma gatinha branca, desenhada com linhas simples e arredondadas e é sucesso de vendas há cinco décadas. Estamos falando de Hello Kitty.

A empresa Sanrio iniciou suas atividades em 1960 como Yamanashi Silk Center, e era uma indústria têxtil como muitas que existem no Japão. A empresa resolveu entrar na área de produtos baratos, mas bonitinhos para presentes, e criou, em 1974, a linha Hello Kitty. Inicialmente Hello Kitty foi feita para ilustrar produtos para crianças pequenas e artigos para papelaria. Mas ninguém, nem a própria Sanrio, esperava que Hello Kitty logo virasse uma febre e enorme sucesso de vendas internacional.

Entretanto, era de se esperar que isso ocorresse no país do kawairashii - a valorização do “engraçadinho e bonitinho”. Além de atingir o público infantil, o público feminino passou a comprar os produtos com o desenho da gatinha. O pesquisador Mark Schilling, que publicou um livro sobre cultura pop japonesa, supõe que o seu sucesso se deve ao fato de que no Japão muitas adolescentes e jovens adultas procuram aparentar ter muito menos idade do que realmente têm, talvez na expectativa de agradar homens que sofrem daquilo que se convencionou chamar de roricon, ou “complexo de Lolita”. De qualquer forma, o Japão está cheio de exemplos de personagens e até artistas que fazem sucesso por causa do fator kawairashii (a cantora pop Seiko Matsuda no início de sua carreira, por exemplo).

Hello Kitty e os personagens da Sanrio como o cãozinho Pochacco, o sapo Keroppi, o porquinho Pippo e o pato Pekkle passaram a estampar os mais diversos produtos, atingindo enorme popularidade dentro e fora do Japão e sendo comercializados por mais de três mil lojas.

Atualmente, além de um jornal mensal chamado Ichigo Shinbun (Jornal do Moranguinho), os personagens da Sanrio são o tema de desenhos animados e de dois parques de diversões no Japão: o Sanrio Puroland e o Harmony Land. Atraindo uma média de um milhão e meio de visitantes por ano, além de performances ao vivo com a turma da Hello Kitty, o Sanrio Puroland tem o Godzilla Ride 3-D. Se nos desenhos a turma da Hello Kitty são a antítese da estética Disney, nos parques temáticos há uma cópia fiel de Orlando. Por ano, a Sanrio movimenta uma média de 785 milhões de dóláres graças à turma da Hello Kitty - nada mal para quem começou como mero enfeite de camisetas e sacolinhas para crianças.

 Busca
 Especial
Especial - Nippo-Brasil
• Festa de celebração do Ano do galo 2017 em São Paulo e previsões
Especial - Nippo-Brasil
• + 10 Provérbios Japoneses
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 311
• Gairaigo: as palavras estrangeiras na língua japonesa
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 304
• Provérbios do Japão:
sabedoria através dos tempos
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 302
• Hanami, uma bela tradição japonesa
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 301
• Simbologia japonesa: os animais
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 300
• Simbologia japonesa:
as flores e as árvores
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 281
• Você sabe o que significa seu sobrenome?
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 279
• Oriente-se para fazer ginástica!
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 271
• Bonsai, a natureza em miniatura
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 253
• Desvendando os
seres da mitologia japonesa
Especial - Nippo-Brasil
• Kaburimono (literalmente, aquilo que se põe na cabeça)
Especial - Nippo-Brasil
• Conheça alguns amuletos e preces orientais
Especial - Nippo-Brasil
• Shichifukujin, as sete divindades
Especial - Nippo-Brasil
• Daruma: sinônimo de sucesso
Especial - Nippo-Brasil
• A história da Hello Kitty
Especial - Nippo-Brasil
• A história e a tradição do Maneki Nekô no Japão
Especial - Nippo-Brasil
• Escrevendo seu nome brasileiro em caracteres japoneses
Especial - Nippo-Brasil
• 10 Provérbios Japoneses
Arquivo Nippo-Brasil - Edição 27
• Crueldade marca início
do bairro da Liberdade
Arquivo Nippo-Brasil - Edição 26
• Liberdade: um pedacinho
do Japão em São Paulo
• Nomes japoneses mais populares de 2013
• Aprender chinês não é tão difícil assim
• Homens donos de casa
• Executivos japoneses no Brasil convivem com diferenças culturais no País
• Japão ainda dificulta a carreira de mulheres
• Japão estimula funcionários a tirarem licença-paternidade
• Ano-Novo no Japão só
termina em meados de janeiro
• Marcos da imigração no Vale do Ribeira viram patrimônios históricos
• Natal à japonesa: sem feriado, ceia, missa e nem panetone
• Mulheres aderem à moda do plastimodelismo
• Editoras japonesas buscam formas de atrair mais leitores
• Ensino de japonês abre horizonte para estudantes da rede pública
• A nova imigração japonesa no Brasil
• Escolas em São Paulo ajudam a preservar cultura japonesa no País
• Mulheres casadas preferem ficar em casa do que trabalhar fora
• Japão oferece facilidades aos portadores de necessidades especiais
• Suicídios afetam 35 mil trens por ano
• Divórcios no Japão e Brasil:
Quando o amor acaba
• Maternidade torna-se problema social no Japão
• Helper: Os cuidadores de idosos
• Taikô à brasileira
• Como escolher o nome em Japonês
• As noivas que atravessaram o Atlântico
• Yosakoi Soran: Uma dança, muitas culturas
• Pontos comerciais guardam a história do bairro da Liberdade

A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippobrasil.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2017 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br

111 usuários online


Redação: editor@nippo.com.br

Diretoria: diretoria@nippo.com.br

Vendas: anuncie@nippo.com.br

Tel: (11) 9 5371 4019 (TIM)

Mais contatos e envio de releases