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Quinta-feira, 24 de maio de 2018 - 20h26
 

Alimentos: eles curam?

Saiba sobre as propriedades de alguns alimentos muito consumidos
na culinária japonesa e o que eles podem fazer para melhorar a saúde

(Arquivo Jornal NippoBrasil)

Você acredita no poder de cura por meio dos alimentos? Com certeza, você já deve ter ouvido de parentes ou conhecidos sobre produtos que servem para curar algum problema no organismo. Mas será que funcionam?

Cientistas do mundo estão comprovando que certas doenças, como as do coração, osteoporose e até o câncer, podem ser evitadas com uma alimentação saudável e balanceada. A culinária japonesa é muito conhecida pelos seus pratos, que contêm, na maioria das vezes, vegetais e alimentos naturais. Vários estudos já comprovaram que os japoneses têm uma qualidade de vida muito melhor comparada a outras sociedades, influenciados por uma alimentação saudável.

Para o médico ginecologista e mestre em medicina chinesa da Universidade Federal de São Paulo Mauro Perini, autor do livro “Terapia Dietética Chinesa”, o alimento é um complemento importante para a saúde, no entanto, não é suficiente para se curar uma enfermidade. “Uma boa alimentação serve de prevenção a algumas doenças. Mas o alimento sozinho não é suficiente,” argumenta o doutor. “Por exemplo, o cogumelo do sol é conhecido por curar o câncer, mas se o paciente ingerir somente este produto pensando em sua cura, não vai atingir bons resultados. Para se ter uma boa saúde, é necessário a associação de bons alimentos com uma vida saudável e acompanhamento de um especialista,” completa.

Depende de nós

“O psicológico das pessoas conta muito.” Essa é a opinião da nutricionista-chefe do Hospital Nipo-Brasileiro, Érica Uchida Watanabe, que acredita que o poder de cura por meio dos alimentos, muitas vezes, depende da própria pessoa. “Tenho alguns pacientes que solicitam determinados alimentos por acreditarem no seu valor positivo à saúde. Mas, dependendo da situação em que se encontra o paciente, alguns alimentos sofrem restrições”, diz a nutricionista. Ela alerta para o perigo que alguns produtos podem causar nas pessoas. “O missô (pasta de soja) e o shoyu (molho de soja), por exemplo, devem ser evitados por hipertensos, pois contêm muito sal, que eleva a pressão.”


Conheça as propriedades de outros produtos


Shoyu

Missô

• Wakamê (Algas)
Melhora o funcionamento do sistema imunológico. A alga Nori ajuda na cura de úlceras. A maioria dos tipos de algas possui atividade anticancerígena.

Atenção e cuidado para pessoas que devem evitar iodo, pois esses alimentos são ricos deste componente.

• Chá verde
Estudos no Japão mostram que pessoas que tomam pelo menos cinco xícaras de chá verde por dia têm menos tendências ao derrame.

• Óleo de peixe, sardinha, cavalinho, salmão, atum
São ricos em ácido graxo ômega 3. Aumenta o colesterol bom, diminui os triglicerídeos, a probabilidade de derrames e também a pressão arterial.

• Umeboshi, tsukemono, shoyu, missô, molhos prontos, alimentos embutidos, enlatados, industrializados
Contêm elevadas quantidades de sal e, por isso, não devem ser consumidos com exagero.


Soja, a vedete


Soja

A soja é uma leguminosa rica em proteínas e isoflavonas, hormônio vegetal de estrutura química semelhante ao estrógeno, mas que causa menos efeitos colaterais nas mulheres que estão na menopausa. “Cerca de 60 a 100 miligramas de isoflavona por dia (3 colheres de sopa), são suficientes,” afirma Vera de Toledo Benassi, pesquisadora da Embrapa Soja. Ela também diz que é melhor consumir a soja ao natural, em vez das cápsulas de isoflavona. “As cápsulas não contêm todos os nutrientes do produto ao natural.”

“Vários estudos estão sendo realizados sobre a eficácia da soja no tratamento do câncer, mas não há certezas do nível de seus efeitos,” diz a pesquisadora.

Mas uma coisa é certa: “25 gramas do produto por dia reduz o colesterol. Mas para usufruir de seus benefícios, a pessoa deve associá-la a uma alimentação balanceada e exercícios físicos,” conta Benassi.

Além disso, a soja evita a osteoporose, protege o coração e auxilia no controle de diabetes. Mas pode causar gases.

Alimentos que contêm soja: grãos de soja, tofu, missô, shoyu, carne de soja, leite de soja, kinako (farinha de soja).

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