PORTAL NIPPOBRASIL OnLine - 13 ANOS
Fale conosco: adm@nippo.com.br   
    Horário de Brasília: Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 16h52
Destaques: Curso de JaponêsCulináriaHoróscopoAgendaInício    
  Busca
  Jornal Nippo-Brasil
-
  Variedades
-
  Esportes
-
  Autoajuda e Religião
-
  Empregos no Japão
-
  Publicidade

  Classificados
-
  Interatividade
-
  Correspondência
Caderno Budismo

O caminho para a felicidade
Não deveríamos buscar apenas os prazeres sensuais da vida, pois a felicidade sensorial é momentânea e ilusória

(Texto: Venerável Mestre Hsing Yün | Foto: Divulgação)

Não existe ninguém no mundo que não esteja procurando alguma forma de felicidade. Há quem acredite que dinheiro traz felicidade, mas se esquece de que ele também pode trazer sofrimento e dor. Como diz o ditado chinês: “Pessoas morrem por dinheiro.” E é verdade que os ladrões geralmente matam por dinheiro. Na China, durante a Revolução Cultural (1966–1976), muitos dos que foram perseguidos eram pessoas abastadas. Às vezes, o sofrimento que os ricos têm de suportar é muito pior que o dos pobres.

Barreira do amor e do desapego

Há também quem acredite que o amor é a fonte da felicidade. O amor é lindo, mas pode trazer sofrimento. Incontáveis tragédias acontecem neste mundo como resultado da incapacidade que certas pessoas apresentam de ultrapassar a barreira do amor. Muitas, devido a problemas na vida amorosa, acabaram arruinando sua carreira e sua reputação. E, o que é pior: alguns chegam a se matar por causa de amor.

Muitos acreditam que fama traz felicidade – pensando que os famosos têm uma habilidade especial de realizar suas ambições. No entanto, não são poucas as pessoas em posição de destaque que falham em beneficiar os menos favorecidos e só se importam com seu próprio status. Assim, perdem o apoio do público e, às vezes, de si mesmos.

Há quem pense que é possível encontrar a felicidade nos estudos acadêmicos. Na maioria das vezes, porém, quanto mais as pessoas estudam e se aprofundam, mais intensos se tornam seu apego e discriminação, o que acaba trazendo problemas à mente. Assim, em vez de resultar em felicidade, os estudos podem se tornar um beco sem saída.

Busca

Onde, afinal, podemos achar essa felicidade que tanto buscamos? Primeiramente, precisamos nos dar conta de que a felicidade está em nosso coração. O contentamento, a tolerância, a sabedoria e a fé são fontes internas de felicidade. Em segundo lugar, a felicidade reside na afeição e na honra genuínas. Tratar os outros de modo sincero e íntegro traz felicidade. Em terceiro lugar, a felicidade existe em relacionamentos de amizade entre o “eu” e os outros. Ninguém pode viver sem amigos – a amizade proporciona apoio e boa vontade ao longo da nossa vida. Em quarto lugar, felicidade é liberdade. Se pudermos ver através dos fenômenos do mundo e nos libertar de problemas e sofrimentos, então a felicidade pode ser realizada.

Dinheiro não significa infelicidade – desde que saibamos fazer bom uso dele e não nos deixemos escravizar, o dinheiro poderá trazer felicidade. Da mesma forma, o amor pode trazer felicidade – mas apenas se for puro e sublime, e não sujo e interesseiro. Posição social também pode ser fonte de felicidade, desde que suas conquistas sejam compartilhadas e beneficiem não só à própria pessoa, mas também aos demais.

Não deveríamos buscar apenas os prazeres sensuais da vida – ver coisas belas, ouvir sons maravilhosos, sentir suaves fragrâncias, provar deliciosos sabores e sentir os confortos físicos –, pois a felicidade sensorial é momentânea e ilusória. Precisaríamos buscar, isso sim, a alegria do desapego – o que significa nos desapegar dos cinco sentidos. Devemos “cultivar nossa mente bodhi, sem apego, para alcançar a verdadeira felicidade”. Somente quando tivermos a verdade e a alegria do Darma em nosso coração e descobrirmos o tesouro que reside dentro de nós seremos capazes de conquistar a felicidade duradoura.


Créditos:
Venerável Mestre Hsing Yün é o 48º patriarca do budismo chinês da escola Ch’an. Fundador do Monastério Fo Guang Shan, em Taiwan, e do Templo Zu Lai, em Cotia (SP), entre outros ao redor do mundo.
 Arquivo - Budismo
Os amigos errados
Os sabores da vida
Relacionamentos extraconjugais
Os inimigos da vida
Uma visão positiva da vida
As Quatro Estações da Vida
A energia da vida
Vida: movimento
Pensamentos positivos
Tudo em um pensamento
Como mudar o destino
Uma rica mesa de jantar
Apropriações ilícitas
Onde está a justiça?
A importância de ser um cidadão cumpridor das leis
Prepare o espírito para o novo ano
O caminho para a felicidade
A beleza da Magnanimidade
Tenha prazer em compartilhar a Alegria
Um grande senso de humor
O valor da doação
Proporcione boas causas e condições
Atos maravilhosos e histórias comoventes
Compreendendo o tempo
Vida é movimento
O valor de viajar
Até o inanimado ensina o Darma
Pensamentos positivos
A beleza de ser natural
O soar do sino...
Não adianta contar a fortuna de outros... nem um centavo do outro lhe pertence!
Prática e iluminação... Caminho e destino...
Vivendo aqui e agora
Nossa vida... nosso tempo... nossas escolhas...
Cem tentativas... UM acerto!
Teoria sem prática... o saber sem o compreender
Objetivos... caminhos a serem trilhados com convicção
Ratinho preto... ratinho branco...
Escolhas... vagueando pelos caminhos...
No caminho do entendimento... o encontro das emoções...
Pegadas na areia... além do mar infinito...
As flores... nossa vida...
Em busca do conhecimento...
Busque a felicidade dentro de si mesmo
Mente e coração Zen... o espírito Zen
O que é zen?
O que é religião?
  © Copyright 1992-2010 - Jornal Nippo-Brasil - Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br