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Caderno Budismo

Objetivos... caminhos a serem trilhados com convicção
Ações e emoções têm fundamento racional e prático e, por isso, mudar um hábito não é tarefa fácil como parece
Fotos: Divulgação

Conta-se que um coelhinho foi jogado num rio para ver como ele o atravessaria. Com suas “perninhas” curtas, o coelho conseguiu nadar bem rente à superfície até alcançar a outra margem. Em seguida, soltaram um cavalo no mesmo rio, e este, com suas pernas esguias, atravessou o rio com o corpo mergulhado bem mais fundo que o coelho. Por último, soltaram um elefante, e este chegou a outra margem a passos firmes, andando sobre o leito do rio completamente mergulhado na água e apenas com a ponta de sua tromba fora d’água... A travessia do elefante, realizada com a firmeza em cada passo fincado no leito do rio, ilustra a expressão “mergulhar de corpo e alma” para atingir um objetivo traçado.

Normalmente, quando temos algo a ser feito, nós temos a tendência de seguir a lei do menor esforço, e isto tem seu mérito. Entretanto, é preciso muito cuidado, pois, dependendo da interpretação, a lei do menor esforço pode simplesmente significar “poupar esforços” e transformar-se num atalho para a não-realização do objetivo... o fracasso.

Sucesso e fracasso, realização e decepção, esses conceitos, apesar de antagônicos, desenvolvem-se quase paralelamente a apenas um passo um do outro, “beirando” a superfície da água, como a travessia do coelho completamente instável e vulnerável à correnteza. Por outro lado, a firme e estável travessia do imponente elefante, que não mede esforços, ou seja, “mergulha” no mais puro desejo de cumprir seu voto. Trilhar os caminhos de nossa vida a passos firmes, sem deixarmo-nos levar pela correnteza... convicção... firmeza de espírito.

Fumantes que decidem parar de fumar, mas que optam por fazê-lo aos poucos, na primeira semana limitam a quantidade de cigarros para dez; na semana seguinte, para cinco; na outra, três, para, finalmente, zerar a quantidade de cigarros. Aparentemente, pode parecer um método eficaz, entretanto pode-se dizer até que o fracasso é inevitável. “... não vai fazer mal fumar um cigarrinho só para fazer companhia à visita...” , sempre vai haver uma desculpa para fumar sempre “apenas um” e mais um e assim vai...

As ações e as emoções do ser humano têm fundamento racional e prático e, por este motivo, mudar um hábito não é tarefa fácil como parece. Se quisermos nos livrar de um hábito ou vício, é necessário ter coragem para manter nossa convicção, por mais doloroso e sacrificante que seja o caminho. Não existe atalho para o sucesso.

 
Hábitos...

Havia um monge que morava não muito longe da estação de trem. Sempre que ele precisava tomar o trem, independente se era o das 9 da manhã ou o das 3 da tarde, sempre chegava cedo na estação e ficava sentado por horas. Quando questionado sobre o porquê, o monge simplesmente respondeu que era para não se atrasar para pegar o trem. Por mérito deste hábito, até então nunca havia perdido o trem e, por mais radical que pareça a outros, aquilo funcionava para ele, que até escreveu sobre o hábito em um artigo de revista da comunidade local. Certo dia, tomou o trem e um dos membros de sua comunidade estava de pé, apesar de haver quase todos os assentos vagos. O monge, então, perguntou-lhe o porquê, e o senhor respondeu prontamente: “Gostaria de agradecer pelo seu artigo... eu sempre dormia no trem e só acordava depois de passada minha estação e, conseqüentemente, acabava levando bronca de minha esposa. Tomando seu exemplo, resolvi não mais sentar para não dormir e, desde então, sempre venho em pé. Assim, nunca mais perdi minha estação e, desde então, minha esposa não brigou mais comigo ao chegar em casa. Se manter esse hábito radical salvou meu casamento, cabe a mim continuar me esforçando, muito obrigado!”

Ao traçar um objetivo e desejar alcançá-lo, o primeiro e mais importante passo é ter a convicção de que ele será atingido.


Créditos: O texto é uma compilação da coletânea de Shunmyo Sato, comentado por seu discípulo bispo Dosho Saikawa, superintendente da Sotoshu na América do Sul e abade da Comunidade Budista Soto Zenshu da América do Sul, Templo Busshinji. Tradução de Cristina Izumi Sagara.
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