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Caderno Budismo

O que é zen?
Cultura do zen-budismo foi introduzida e difundida no Japão pelo mestre Doguen Zenji; na China, linhagem foi propagada por Bodhidharma

ZEN-BUDISMO - União de aspectos filosóficos e práticos ao caráter sentimental do japonês

(Fotos: Arquivo Templo Busshinji)

A palavra zen hoje em dia se tornou um termo popular, muito além de seu significado original. O zen é, em princípio, uma linhagem do budismo, e a palavra em si tem origem no sânscrito Dhyana, que significava meditar sobre o verdadeiro aspecto das coisas e discerni-las, mantendo, para isso, a máxima tranqüilidade de espírito. Quando o zen foi difundido na China por Bodhidharma, o espírito prático característico do chinês passou a aplicar os ensinamentos do zen na vida prática, dando-se assim mais importância ao aspecto moral do que à meditação contemplativa. A estes aspectos filosóficos e práticos foi adicionado o caráter sentimental do japonês, nascendo daí a cultura do zen-budismo que foi introduzida e difundida no Japão pelo mestre Doguen Zenji.

Zen – Escola do budismo surgida na China do séc. VI d.C. e levada ao Japão no séc. XII, onde granjeou grande importância cultural até os dias atuais, caracterizada pela busca de um estado extático de iluminação pessoal, o satori, equivalente a um rompimento deliberado com o pensamento lógico, obtido por meio de práticas de meditação sobre o vazio ou reflexão a respeito de absurdos, paradoxos e enigmas insolúveis (koans). (Dicionário Houaiss)


MEDITAÇÃO - Zazen é praticada não só por budistas e tem adeptos no mundo todo

Os elementos mais representativos da cultura tradicional japonesa, que têm como parte de sua denominação o do (caminho), têm sua origem ou seu caráter mais elevado e aprimorado por meio dos ensinamentos e da filosofia do zen-budismo: – kado (arte do arranjo floral); – chado (cerimônia do chá); – shodo (arte da caligrafia); – koudo (cerimônia de apreciação de incenso); e, nas artes marciais, o judô, o kendô, karate-dô.

O zen não é um estado, e sim a prática dos ensinamentos e um caminho a ser seguido. Apesar de ser uma linha do budismo, por todo o mundo existem muitos praticantes de zazen (meditação sentada zen) e que não são necessariamente budistas. Em verdade, para se compreender o zen, é necessário pura e simplesmente experimentá-lo e colocá-lo em prática no nosso dia-a-dia. O modo de vida almejado através do zen tem como princípio conscientizar-nos de que:


a) nenhum ser existe por si só;
b) não se consegue viver totalmente alheio ao próximo;
c) devemos gratidão a nossos pais, mestres, amigos, a tudo e a todos que nos rodeiam, assim como à natureza, à nossa vestimenta, ao nosso alimento e a nossa moradia, por nos proporcionarem suporte e encorajamento para vivermos em harmonia.

O corre-corre do nosso cotidiano muitas vezes não nos permite enxergar soluções para aquilo que buscamos, no entanto, quando estamos serenos e tranqüilos, conseguimos discernir de forma correta e enxergar por ângulos que em estado de estresse, nervosismo ou simples correria não nos seria possível. Nosso pensamento é como uma poça de água que, quando pisada, sua água se turva e nada enxergamos, senão imagens distorcidas. No entanto, se esperarmos a água se acalmar e a terra baixar, conseguimos enxergar claramente o nosso próprio reflexo...

Créditos: O texto original é de autoria do superintendente-geral da Escola Sotoshu na América do Sul e abade superior do Templo Busshinji, bispo Koichi Miyoshi, e tradução de Cristina Izumi Sagara.
Serviço: Comunidade Budista Soto Zenshu da América do Sul – Templo Busshinji
Rua São Joaquim, 285, Liberdade - São Paulo – SP - Tel: (0xx11) 3208-4515 e 3208-4345
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