Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Terça-feira, 12 de novembro de 2019 - 6h46
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPORTES
Copa 2014
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-

18 de junho de 1908 ~ 18 de junho de 2019

COLONIZAÇÃO:
Os imigrantes no Vale do Ribeira

Foi nessa região que teve início o cultivo do chá, trazido por Torazo Okamoto


Imigrantes durante atividade à beira do Rio Ribeira:
em 1917 já haviam na região 1.060 famílias, totalizando 5.121 pessoas
 

(Fotos: Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil)

No Vale do Ribeira, no caminho de São Paulo para o Paraná, em 1913, surgiu um dos primeiros núcleos de imigrantes, batizado de Iguape, composto por Registro, Sete Barras e Katsura (Gipuvura). Historicamente, o núcleo naquela região começou a ganhar forma um ano antes, quando o governo do Estado e Ikutaro Aoyagui, representante do Sindicato de Tóquio, uma empresa paraestatal de colonização, assinaram um contrato para a concessão de 50 mil hectares de terra.

Os imigrantes japoneses começaram a colonização no Vale por Gipuvura, local que mais tarde ganharia a denominação de núcleo Katsura, em homenagem a Taro Katsura. No total, 30 famílias integraram o primeiro grupo, todas arrregimentadas por Aoyagui na Rua Conde de Sarzedas, em São Paulo. Na maioria, eram operários qualificados que, na época, trabalhavam em uma fundição de ferro na capital. Alistaram-se também carpinteiros, pedreiros, ex-comerciantes e ex-estudantes.

Pelo acordo, cada família de imigrante ganhou da companhia colonizadora um terreno de 15 mil metros quadrados e uma moradia. O colonizador, por sua vez, plantaria arroz ou cana-de-açúcar (25% da safra iria à empresa e o restante ficaria com o proprietário da terra). O sucesso da colheita foi imediato, graças ao trabalho conjunto das pessoas, o que funcionou como chamariz para a chegada de novas levas de imigrantes japoneses à região.

Assim, em 1913, um grupo de três funcionários da Companhia de Colonização do Brasil foi reconhecer e analisar as potencialidades do local que viria a se tornar o núcleo Registro, proclamado independente de Iguape somente em 1945. Um ano depois, já desembarcavam as três primeiras famílias de imigrantes. Esses núcleos do Vale do Ribeira ganharam fama e atraíram mais gente. O núcleo de Sete Barras, com oito famílias, foi o último a surgir e tornou-se independente de Registro em 1959.

Tamanho sucesso pode ser dimensionado pelo número de imigrantes japoneses no núcleo Iguape. Em 1917, já chegavam a 1.060 famílias, totalizando 5.121 pessoas, a maioria em Registro. Ironicamente, registros apontam apenas 462 famílias e 2.210 japoneses em 1931. A redução ocorreu porque a terra esgotou-se, o café sofria um novo boom no interior do Estado e o algodão começava a experimentar seu auge.

Mas quem ficou na região não se arrependeu. No lugar do café, o solo úmido favoreceu outras culturas. A cana e o arroz continuaram sendo beneficiados, mas o cultivo do chá, trazido em 1919 por Torazo Okamoto, ganha destaque.

 


A VIAGEM:
Véspera da partida

A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippobrasil.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2019 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados

185 usuários online