Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Segunda-feira, 22 de julho de 2019 - 11h33
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPORTES
Copa 2014
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
 
Foz do Iguaçu: natureza, tecnologia e história
 

(Arquivo NB)

Não há dúvidas de que as Cataratas do Iguaçu sejam um dos maiores espetáculos da natureza em todo o mundo. No entanto, já faz tempo que ir a Foz do Iguaçu, no Paraná, era sinônimo de visitar as Cataratas e atravessar a Ponte da Amizade para ir ao Paraguai. Hoje, a região, localizada a 1.065 quilômetros de Sâo Paulo, oferece além de novas atrações como a Usina Binacional de Itaipu, passeios culturais e ecológicos nas cidades da Tríplice-Fronteira e até mesmo praias.

Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu, localizado na fronteira trinacional entre Brasil, Argentina e Paraguai, tem área total de 1.852,62 km² (aproximadamente o tamanho das cidade de São Paulo e Guarulhos juntas) e seu perímetro é de aproximadamente 420 km. No entanto, apenas 0,3% do parque está aberto a visitação pública. Desde 1999 a área é administrada pela empresa Cataratas S/A, concessionária que adquiriu o direito de implantação, operação, administração, manutenção e aproveitamento econômico das áreas cedidas pelo IBAMA por 15 anos.

A principal atração do parque é a Trilha das Cataratas, que se extende por 1.200 metros de trilha pavimentada e com escadas, que oferecem vários pontos de contemplação das quedas d’água. No final da trilha é possível observar a Garganta do Diabo, o mais conhecido salto das Cataratas.

Lá, o visitante também pode passear na Trilha do Poço Preto ou a Trilha das Bandeiras. Mais uma opção é o Macuco Safari, chegando até o Salto do Macuco. O passeio é feito em carros elétricos. Lá se encontra o Campo dos Desafios, passeio com muro de escalada, arvorismo e rapel de 50 metros de altura e escalada nos paredões do cânion do Rio Iguaçu. Também no final desta trilha, há a opção de fazer rafting no Rio Iguaçu.

Quem não procura tanta aventura, pode ainda visitar Espaço Porto Canoas, onde há praça de alimentação, restaurante com vista panorâmica para o Rio Iguaçu, loja de souvenirs, ambulatório, sanitários, cenral de serviços e área de descanço.

 

Usina de Itaipu


Várias praias artificiais foram criadas a beira do Lago Itaipu

A transformação da Usina Binacional de Itaipu em ponto turístico em Foz do Iguaçu, faz com que ela exceda a finalidade principal de quando foi construída: estabilizar o sistema elétrico brasileiro. Também pudera. Itaipu é a maior usina hidrelétrica do mundo. O lago artificial criado para a usina é o sétimo maior do Brasil em tamanho e se extende por quase 200 quilômetros em linha reta de Foz do Iguaçu a Guaíra.

Toda essa grandiosidade resultou na criação de um novo pólo turístico. Na própria usina, as principais atrações são o percurso pela hidrelétrica e a Iluminação Monumental da Barragem, show de luminotécnica criado pelo maior especialista brasileiro da área, Peter Gasper. Esta é a única atração da usina em que há cobrança de ingresso, sendo que toda arrecadação é destinada ao programa Fome Zero.


A usina de Itaipu, maior hidrelétrica do mundo, se transformou em ponto turístico

Também fazem parte do Complexo Turístico de Itaipu o Ecomuseu, o Refúgio Biológico Bela Vista e o Parque da Piracema. No Ecomuseu é possível conhecer os principais fatos ligados à hitória da usina e da região. O Refúgio Biológico Bela Vista, que ainda está em fase de conclusão, é uma atração em que a visita é feita em trilhas na mata e espaços artificiais, como a “Casa do Sol e da Lua”, onde é possível observar animais de hábitos diurnos e noturnos ao mesmo tempo, além um local que abriga diversos animais, como felinos, cervos, antas e macacos, entre outros.

Com o lago surgiram também terminais turísticos em sete munícipios da Costa Oeste, um deles em Foz do Iguaçu, com praia, ciclovia, estacionamento, quiosques, quadras esportivas e churrasqueiras.

 

Outras atrações


Marco das Três Fronteiras, pintado nas cores nacionais

Foz do Iguaçu é também uma cidade histórica. A cidade faz parte da fronteira trinacional com Argentina e Paraguai. A seis quilômetros do centro da cidade se encontra o Marco das Três Fronteiras. Como nos países vizinhos, há um obelisco pintado nas cores nacionais, estabelecendo o limite territorial e a soberania do Brasil com o Paraguai e Argentina.

Outro atrativo são as pontes que ligam o Brasil aos vizinhos. A Ponte Internacional da Amizade, sobre o Rio Paraná, liga o Brasil ao Paraguai. Ela foi construida de forma que não atrapalhasse nem a navegação nem as cheias. Por isso ela tem extensão de 552 metros e um vão livre de 330 metros - o maior do mundo na época da construção - com 13,5 metros de largura e 32 metros acima do nível da água e 78 metros a partir do fundo do rio.

Entre o Brasil e a Argentina, sobre o Rio Iguaçu, está a Ponte Presidente Tancredo Neves, assim batizada em homenagem ao presidente eleito do Brasil, que faleceu antes de assumir o cargo, no mesmo ano da inauguração da ponte. Inicialmente chamada de Ponte da Fraternidade, também tem números que impressionam: 489 metros de extensão, vão livre de 22 metros, 16,5 metros de largura e 72 metros de altura. O complexo alfandegário tem 2500m² de área construída de cada lado da fronteira, que abriga repartições aduaneiras, policiais, sanitários e informações turísticas.


Arquivo NippoBrasil - Edição 248 - 10 a 16 de março de 2004
 Arquivo - Turismo Brasil
Arquivo NippoBrasil - Edição 248
• Foz do Iguaçu: natureza, tecnologia e história
Arquivo NippoBrasil - Edição 246
• Pantanal
Arquivo NippoBrasil - Edição 245
• Salvador
Arquivo NippoBrasil - Edição 241
• Camboriú
Arquivo NippoBrasil - Edição 238
• Adrenalina total!!!
Arquivo NippoBrasil - Edição 233
• Floripa ou Ilha da Magia, como também é conhecida a capital catarinense
Arquivo NippoBrasil - Edição 231
• Conheça São Paulo de Metrô
Arquivo NippoBrasil - Edição 225
• Belém: capital da fé
Arquivo NippoBrasil - Edição 224
• Litoral norte
Arquivo NippoBrasil - Edição 223
• Região dos Lagos
Arquivo NippoBrasil - Edição 221
• Paraty: diversão para toda família
Arquivo NippoBrasil - Edição 219
• Circuito Histórico de Minas Gerais
Arquivo NippoBrasil - Edição 218
• Atibaia
Arquivo NippoBrasil - Edição 217
• Foz do Iguaçu: Beleza dividida
Arquivo NippoBrasil - Edição 215
• Divirta-se nos arredores de São Paulo
Arquivo NippoBrasil - Edição 212
• Um passeio nas alturas da Serra da Mantiqueira
Arquivo NippoBrasil - Edição 210
• Onsens: Estâncias termais que garantem relaxamento e diversão
Arquivo NippoBrasil - Edição 209
• Ilha Grande
Arquivo NippoBrasil - Edição 207
• Poços de Caldas: O santuário da paz
Arquivo NippoBrasil - Edição 206
• Circuito das águas mineiro
Arquivo NippoBrasil - Edição 204
• Redescobrindo o Litoral Sul de SP
Arquivo NippoBrasil - Edição 203
• Serras Gaúchas
Arquivo NippoBrasil - Edição 201
• Socorro abre a porteira para o turismo
Arquivo NippoBrasil - Edição 200
• Circuito das águas
Arquivo NippoBrasil - Edição 198
• Santos: Muito além do Jardim
Arquivo NippoBrasil - Edição 192
• Maranhão, o segredo do Brasil
Arquivo NippoBrasil - Edição 190
• Histórias do Grande Sertão Veredas em Minas Gerais
Arquivo NippoBrasil - Edição 188
• Turismo ecológico no Rio Grande do Norte
Arquivo NippoBrasil - Edição 184
• Península de Maraú: uma delícia baiana
Arquivo NippoBrasil - Edição 180
• Pirenópolis, um pedaço do Cerrado Brasileiro

A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippobrasil.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2019 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados

180 usuários online