Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Terça-feira, 19 de março de 2024 - 5h48
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
 

Educação de crianças brasileiras no Japão e visto aos yonseis serão temas de Audiência Pública solicitada por Ihoshi

(Fonte: Assessoria /Deputado Walter Ihoshi)

O deputado federal Walter Ihoshi (PSD/SP) conquistou a aprovação de um requerimento de sua autoria apresentado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) para discutir a qualidade na educação oferecida às crianças nipo-brasileiras residentes no Japão por escolas brasileiras credenciadas pelo MEC que operam no país. A reivindicação foi feita ao parlamentar em março passado durante a sua visita à cidade de Hamamatsu, roteiro da agenda de trabalho do programa 'Juntos! Japão, América Latina e Caribe' promovido pelo governo japonês a deputados e senadores brasileiros.

No documento entregue à Ihoshi, o Conselho de Cidadãos de Hamamatsu - entidade que agrega os imigrantes brasileiros na cidade - solicitou um reforço às gestões do Itamaraty junto ao MEC com vista a um maior apoio às escolas brasileiras no Japão, inclusive com a possibilidade de realização de projetos a custos compartilhados de envio de professores temporários.

"Cerca de 10 mil crianças estão em situação de evasão escolar no Japão por enfrentarem barreiras no processo de adaptação cultural. Muitas delas precisam do nosso apoio. Nossa iniciativa por essa audiência é para tratarmos esse assunto e também sobre a questão dos brasileiros que retornam ao Brasil e também apresentam dificuldades de adaptação aqui devido ter passado toda sua infância sob os costumes e hábitos da cultura japonesa.

Durante a discussão de aprovação do requerimento, o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT/SP) ressaltou os esforços de Ihoshi em prol a comunidade japonesa. O parlamentar destacou o empenho do deputado nipo-brasileiro para a instalação do Consulado do Brasil em Hamamatsu.

"Foi numa visita a Hamamatsu com ele - deputado Walter Ihoshi - presente na delegação brasileira que conseguimos, na volta, que fosse instalado na cidade um consulado. Na época, estávamos comemorando o centenário da imigração japonesa no Brasil. Portanto, parabenizo o deputado Ihoshi por dar continuidade a esse trabalho que é de longa data", disse o parlamentar ao afirmar que há a necessidade de apoio ao trabalho desenvolvido pelo Consulado e ao se colocar "radicalmente" favorável à iniciativa do parlamentar.

VISTO YONSEIS - Na audiência também serão debatidos outros temas como o apoio ao Espaço do Trabalhador Brasileiro, criado em 2012 pelo Consulado Geral do Brasil em Hamamatsu. Pela reivindicação, há a necessidade de renovação do convênio com os Ministérios das Relações Exteriores e do Trabalho e Previdência Social para dar continuidade aos serviços assistenciais prestados pelo espaço à comunidade brasileira, e também sobre a liberação do visto de longa permanência aos yonseis.

"As segunda e terceira gerações de japoneses no Brasil têm autorização para trabalhar no Japão e, agora, estamos trabalhando para que esse visto de longa permanência venha contemplar os descendentes da quarta geração, os yonseis. No Japão já existe um projeto que trata do assunto qual já está em andamento. Mas vamos levar ao debate aqui com as autoridades brasileiras essa questão para buscarmos viabilizar essa autorização junto ao governo japonês", disse Ihoshi.

No requerimento, o deputado Walter Ihoshi solicita a presença de um representante do Ministério do Trabalho, um representante do Ministério da Educação, um representante do Itamaraty, e um representante do Projeto Kaeru. A data está a ser definida pela comissão.

 
29 de agosto de 2017 - Decasségui - Portal NippoBrasil
Importante:
O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

  Arquivo - Dekassegui
28/12/2020
• Cuidados devem ser redobrados para viagens na pandemia
26/12/2020
• Exigência do teste negativo de covid-19 para entrada no Brasil a partir de 30 de dezembro de 2020
05/11/2020
• A partir de novembro, não será mais necessária a carta de verificação para Re-entry
16/10/2020
• Em novembro, Bunkyo SP promoverá lives sobre os "30 anos da comunidade Brasileira no Japão"
03/10/2020
• Consulado do Japão em SP reinicia, a partir deste mês, atendimento a solicitações de vistos aos trabalhadores
04/05/2020
• Prefeitura de SP abre novo edital para adquirir 1 milhão de máscaras de pequenos empreendedores
01/11/2019
• Projeto guia ex-dekasseguis ao mercado de trabalho via network
11/10/2019
• Encontro de jovens nikkeis que moraram no Japão
30/09/2019
• Emissão de vistos a yonseis estão bem abaixo da expectativa
10/09/2019
• Família é o novo perfil do dekassegui
06/02/2019
• Palestras no Ciate, em fevereiro, sobre Declaração do IR e Cadastramento de Seguro Social


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados