Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Quinta-feira, 23 de março de 2017 - 15h19
  Empregos no Japão

  Busca
 
  Seções NippoBrasil
   Comunidade
   Opinião
   Circuito
   Notícias
   Agenda
   Dekassegui
   Entrevistas
   Especial
-
  Variedades
   Aula de Japonês
   Automóveis
   Artesanato
   Beleza
   Bichos
   Budô
   Cultura-Tradicional
   Culinária
   Haicai
   História do Japão
   Horóscopo
   Lendas do Japão
   Mangá
   Pesca
   Saúde
   Turismo-Brasil
   Turismo-Japão
-
  Esportes
   Copa do Mundo 2014
   Copa das
 Confederações 2013
-
  Especiais
   Imigração Japonesa
   120 anos de Amizade  Japão-Brasil
   Bomba de Hiroshima
   Festival do Japão 2016
-
 Colunas
   Conversando de RH
   Mensagens
     Roberto Shinyashiki
-
 Veja mais  Classificados
   Econômico
   Empregos no Brasil
   Guia Profissionais
   Imóveis
   Oportunidades
   Ponto de Encontro
-
  Interatividade
   Fale com a Redação
-
  Institucional
   Quem somos


Arquivo NippoBrasil - Edição 292 - 19 a 25 de janeiro de 2005
 
Prepare o espírito para o novo ano
Uma luz de esperança clareia a escuridão do túnel,
renovando nossa força e determinação para mais um precioso ano

FRASE - “A cada dia, segue-se um dia ainda melhor...”, atesta o ensinamento Zen
 

(Fotos: Cristina Sagara)

O mundo dá as boas-vindas ao ano novo! Abrem-se as cortinas que desponta trazendo toda sua luminosidade à vida. Nós, frágeis e impotentes seres vivos perante a morte, agradecemos a grande emoção por mais uma passagem para um novo ano que se inicia. Uma nova luz de esperança clareia a escuridão do túnel, proporcionando-nos a alegria de renovarmos nossa força e determinação para mais um precioso ano de nossas vidas. Motivados pela alegria de saldarmos erros e fracassos do ano que se passou, iniciamos o novo ano com crédito positivo de boas experiências de acertos e sucesso com sementes para um futuro ainda melhor.

Considerações para renovar o espírito no novo ano:

1 • Gratidão a tudo e todos que dão suporte à nossa vida.

2 • Reconforto de ter suportado e/ou superado as dificuldades.

3 • Consciência de ter mantido a limpidez e a pureza da mente e um coração imparcial e desprendido de excessiva ambição.

4 • Grandeza de espírito e compaixão com todos os outros seres para poder simplesmente sorrir para a vida, não acusando os semelhantes, nem “criando tempestades”, complicando os acontecimentos mais que o necessário.

5 • Libertar-se de aborrecimentos e preocupações e manter sempre a alegria no coração.

6 • Felicidade da simples esperança de um dia realizar os sonhos almejados.

7 • Promessa a si mesmo de dar o melhor de si para alcançar os objetivos e realizar os sonhos.

8 • Ao desejarmos “feliz ano-novo” a alguém, estas poucas palavras expressam também a nossa verdadeira alegria de viver o momento compartilhando-o com aqueles que nos rodeiam.

Há uma frase no ensinamento Zen que diz: “A cada dia, segue-se um dia ainda melhor...” , ou seja, sempre haverá um novo dia para todos, por isso devemos viver intensamente e com toda a alegria por cada novo dia que nos é proporcionado.

Mente e coração flexíveis...

Quando falamos em mente e coração Zen, estejam certos de que estamos falando em mente e coração flexíveis, ou seja, mente e coração em estado puro e livre de apegos. Ao ver uma bela flor, poder simplesmente apreciar e sentir a beleza desta flor. Procurar encontrar a beleza que existe em cada ser, que é único no mundo. Temos todos a capacidade de encontrar a beleza em todos os seres e em todas as situações. Entretanto, precisamos deixar o orgulho e praticar nossa capacidade de admitir que existe beleza mesmo nas coisas que parecem negativas. Admitir que errou ou admitir que o outro estava certo nem sempre é fácil. No entanto, ao engrandecermos nosso espírito e praticarmos a compaixão, todas as situações deixam de ser tão difíceis. Praticar o espírito Zen é deixar fluir naturalmente nossas emoções e não se deixar obstruir por detalhes insignificantes... é poder sorrir do fundo do coração na alegria... é poder chorar de corpo e alma na tristeza. É mantendo nossa mente e coração flexíveis que conseguimos sorrir e chorar com toda a sinceridade de nossos sentimentos. Pratiquemos o espírito Zen. Assim, trabalharemos a flexibilidade de nosso espírito e manteremos a jovialidade de nossa mente e de nosso coração.

O “estado do vazio”

O ser humano tende sempre a fazer comparações: bom e ruim, lucro e prejuízo, vitória e derrota. Feliz ou infelizmente, o ser humano só consegue classificar algo baseando-se em opostos ou em comparações. Entretanto, ao deixar de se basear em comparações, não há como classificar tudo e todos. A este estado de não-comparação denominamos “ku ou mu” = vazio ou nada. Quando falamos em “vazio” ou “nada”, não significa que algo não exista, e sim um estado de existência não passível de ser expresso em palavras, assim como o perfume de uma flor. Sentimos, mas não conseguimos descrevê-lo em palavras. Existem coisas e situações maravilhosas, inexplicáveis ou indescritíveis, mas ainda assim são reais e existem. Apenas não temos como descrevê-las, senão com explicações por comparações e similaridades. Este é simplesmente o estado de “vazio”. O tempo não pára e tudo se transforma... a impermanência. Nossa vida se passa como as imagens refletidas num espelho retrovisor de um carro. Não podemos prender nenhuma imagem no espelho, e a paisagem refletiva vai se sucedendo, sempre se transformando. Mas sabemos que cada reflexo e cada imagem foram reais e existiram e, assim, nossa vida segue sempre em frente.

Lembremos sempre que podemos ver o lado positivo de um mundo de comparações e, graças a isso, podemos sentir gratidão pelo que temos e somos. Se existe um vencedor é porque houve alguém que foi perdedor. O primeiro colocado existe porque também há um segundo colocado e, conseqüentemente, o segundo colocado existe porque há um terceiro. Cada qual tem um valor único e cada qual é inigualável. Orgulhe-se de ser você mesmo respeitando ao próximo e a si mesmo.

 

Para refletir

“As flores são puras e maravilhosas, porque não barganham como os seres humanos.

São maravilhosas, porque simplesmente florescem... simplesmente caem.

EU sou um simples ser humano que não consegue apenas
SIMPLESMENTE ser e viver...”

(Mitsuo Aida, traduzido
por Cristina Sagara)


“Tudo lhe parece belo e puro, porque SEU coração está puro e repleto de beleza.”

(Mitsuo Aida, traduzido
por Cristina Sagara)


“A nobreza de espírito está presente naqueles capazes de compartilhar alegrias e tristezas alheias.”

(Extraído da coletânea pessoal do bispo e abade superior Koichi Miyoshi, traduzido por Cristina Sagara)

 

A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippobrasil.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2017 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br

146 usuários online


Redação: editor@nippo.com.br

Diretoria: diretoria@nippo.com.br

Vendas: anuncie@nippo.com.br

Tel: (11) 9 5371 4019 (TIM)

Mais contatos e envio de releases