(Fotos: Kyodo)
Os tablets
são um sucesso. Os smartphones idem. E a plataforma 3D é
tida como o futuro da transmissão de imagens. Querendo aproveitar
todas as coqueluches tecnológicas da atualidade, a Sharp planeja
incorporar o formato tridimensional a seus telefones inteligentes e e-readers.
Acredito que o 3D fará sucesso nessas plataformas,
afirmou o presidente da companhia, Mikio Katayama.
O executivo
falou sobre o tema no lançamento do tablet da Sharp, que começará
a ser vendido em cerca de dois meses no Japão. Katayama não
deu muitos detalhes de quando ou como funcionará o 3D portátil
da companhia, mas deixou escapar que não haverá a necessidade
de usar óculos especiais para ver as imagens em três dimensões.
A tecnologia,
no entanto, não é novidade na companhia. Em abril, a Sharp
lançou no arquipélago o primeiro smart-phone 3D do mundo.
O aparelho, equipado com duas câmeras, é capaz de gravar
e reproduzir conteúdos tridimensionais que podem até ser
reproduzidos em um televisor apropriado.
A briga, no
entanto, deve ser complicada, já que a empresa deverá encarar
Sony e Apple. A companhia norte-americana é líder isolada
do mercado de tablets. Ela própria, por sinal, é responsável
pelo sucesso desse tipo de eletrônico, já que, antes do iPad,
poucos acreditavam que essa plataforma atingisse as vendas recordes registradas
pelo produto.
Para Katayama,
o segredo para bater de frente com o iPad em um primeiro momento é
a possibilidade que o aparelho da Sharp terá de rodar aplicativos
em Flash, tecnologia amplamente usada em vídeos on-line, como,
por exemplo, os do site de compartilhamento de vídeos Youtube.
Na segunda etapa, que deve começar no primeiro semestre de 2011,
deve ser lançado o tablet 3D.
Mais
lançamentos
E não
é só a Sharp que acredita no futuro do mercado 3D. A Toshiba
anunciou recentemente que no final do ano colocará no mercado a
primeira linha de televisores tridimensionais do mundo que não
necessitam de óculos especiais.
Já a
Fujifilm anunciou a chegada às lojas japonesas da FinePix Real
3D W3, a primeira câmera capaz de registrar imagens 3D. Nó
vemos essa recente onda de produtos 3D como uma oportunidade de ouro para
nos estabelecermos no mercado de câmeras do tipo, disse o
presidente da empresa, Shigetaka Komori.
O modelo custa
48 mil ienes (R$ 1 mil) e a companhia espera que as vendas passem de 400
mil unidades. Entre as rivais da Fujifilm, a Sony espera colocar seu modelo
3D nas lojas em breve, enquanto a Panasonic vai lançar, ainda em
setembro, a primeira camcorder tridimensional do mercado.
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