PORTAL NIPPOBRASIL ONLINE - 19 ANOS
-
Fale conosco: adm@nippo.com.br   
Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 23h10
DESTAQUES:
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-

24/08/2010
Empresas japonesas tornam indispensável uso do iPad
Companhias apostam alto em usos inovadores do tablet da Apple e lucram com a ideia

Tablet da Apple virou mania entre os japoneses: equipamento
serve até para escolher a roupa de casamento
 

(Fotos: Glenn Fleishman/Divulgação)

Não há como negar que a Apple é um fenômeno. A história da companhia e de seu criador, Steve Jobs, são recheadas de episódios folclóricos, incluindo o caso em que Jobs foi demitido da empresa que ele mesmo fundara. Mas nenhuma grande marca sobrevive sem oferecer o que o consumidor necessita – ou acha que precisa. E nisso a corporação norte-americana é insuperável. Mais do que produtos inovadores e de tecnologia de ponta, a Apple se especializou nos últimos anos em criar tendências – basta conferir o sucesso de seus iPod, iPhone e tantos outros. O mais recente lançamento de Jobs, o iPad, tem feito muito barulho no mundo corporativo japonês, que passou a adotar o tablet como uma ferramenta indispensável de comunicação.

“O impacto do iPad na indústria de comunicação e informação do Japão tem sido enorme e continua se alastrando para vários outros tipos de empresa”, diz Suguru Kagawa, pesquisador-sênior do Instituto de Pesquisas Yano, especializado em estudos nas áreas de comunicação, indústria e finanças. Kagawa destaca o poder da marca Apple, que foi capaz de resgatar o tablet, um produto que não decolou no passado, e transformá-lo em uma ferramenta “essencial” para varejistas, médicos e até acadêmicos nipônicos. Ele afirma que produtos similares ou com características até superiores, como telas de resolução maior, podem surgir, mas o poder da marca ainda fará do iPad um campeão de vendas.


Toshibaera nos portáteis

Sabendo disso, as companhias de comunicação móvel de todo o mundo entram em verdadeira batalha para ser o distribuidor exclusivo da Apple em diferentes países. No Japão, por exemplo, a Softbank é que conseguiu o privilégio. A telefônica japonesa se recusa a divulgar os números oficiais de venda do iPad, mas desde que o gadget foi lançado no país, é fácil notar que as lojas da Softbank andam muito mais visitadas do que de costume.

Uma das pessoas que passaram por um revendedor Softbank foi Kazuka Nohara, porta-voz da Novarese, empresa que oferece serviços de preparação e aluguel de roupas de casamentos. E, segundo Nohara, o iPad mudou sua maneira de trabalhar. “Antigamente, os noivos, tradicionalmente, eram pouco participativos, mas é surpreendente como eles se tornaram mais ativos e comunicativos com nossos funcionários desde que introduzimos alguns iPads em nossas lojas”, diz. Ele lembra que vestidos que antes eram pouco alugados passaram a chamar a atenção dos clientes graças às apresentações em vídeo ou animação exibidas no tablet.

Outra empresa que descobriu no iPad um jeito de alavancar suas vendas foi a Otsuka Pharmaceutical, que incluiu no material de divulgação de seus representantes comerciais um tablet. Assim, quando o vendedor é recebido por um médico, ele pode fazer uma pequena apresentação do remédio sem a necessidade de usar projetores ou algo do tipo. “Rapidamente podemos disponibilizar informações para médicos ocupados”, conta o porta-voz da empresa, Yuko Kikuchi.

Uso educativo

E não é só para alavancar vendas que o produto vem sendo usado. No Museu de Arte Tomihiro, em Gunma, por exemplo, os visitantes podem manusear um iPad na cafeteria do local e conferir detalhes das obras e da história do museu. Já o colégio Chubu Gakuin achou uma utilidade ainda mais curiosa: usa as telas sensíveis ao toque do iPad no lugar de pianos em suas aulas de música. Para Kagawa, a Apple “acertou a nota” ao mirar companhias e instituições que procuram por um produto que facilite as operações corporativas.

O interessante, segundo Ichiro Michikoshi, analista-sênior da BCN, empresa que realiza pesquisas de mercado, é que o iPad acabou criando um nicho próprio sem, necessariamente, ter de competir com os cada vez menores e baratos netbooks. “Ele abre um novo mercado, podendo atingir, por exemplo, pessoas idosas”, analisa o profissional.

No entanto, Michikoshi lembra que o domínio de mercado do iPad pode ser ameaçado, já que as empresas fabricantes de computadores como Asus, Toshiba e HP já lançaram ou estão finalizando os concorrentes do tablet da Apple. Além disso, o analista lembra que os sistemas operacionais – os produtos da Apple contam com um sistema próprio – podem fazer a diferença para o consumidor, já que Windows e Android detêm boa parte do mercado mundial.

 
  Tecnologia - NippoBrasil
• Os lançamentos japoneses de 2011
• Sony Internet TV já está no mercado
• Fujitsu inicia entrega do computador mais rápido do mundo
• Tóquio decreta a era dos sensores de movimentos
• Grandes japonesas preparam tablets e smartphones com tecnologia 3D
• Empresas japonesas tornam indispensável uso do iPad
• Livros digitais são a aposta das editoras japonesas
• Ásia vai investir US$ 9 bilhões no desenvolvimento de energia solar
• Japão será modelo para o Plano Nacional de Banda Larga brasileiro
• Robo: Quase um ser humano
• Lançamento de formato 3D aquece mercado de videogames
• Quer um filho? Treine antes com o Yotaro
• Amazônia protegida por satélite japonês
• Modem portátil conquista os japoneses
• Sony lançará celular inteligente
• Novas câmeras resistentes e à prova d’água
• Aprenda japonês com o iPhone
• Robô enfermeiro
• Tecnologia brasileira em posto do Japão
• Novo shinkansen ainda mais veloz

© Copyright 1992 - 2016 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante.
Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

Sobre o Portal NippoBrasil | Fale com o Nippo