PORTAL NIPPOBRASIL ONLINE - 19 ANOS
-
Fale conosco: adm@nippo.com.br   
Sábado, 20 de abril de 2024 - 3h42
DESTAQUES:
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-

20/07/2010
Livros digitais são a aposta das editoras japonesas
Editoras aproveitam boom do iPad e criam a Associação de Livros Eletrônicos, que prevê a venda de 10 mil títulos a partir de outubro

iPad virou febre entre os japoneses, e Apple diz ter vendido
mais de 3 milhões de unidades no mundo
 

Toshiba acredita que Libretto W100 pode
instaurar uma nova era nos portáteis

(Fotos: Kyodo)

A chegada do iPad foi o empurrão que o mercado japonês de livros digitais tanto sonhava. Prova disso é que as 31 principais editoras do país criaram a Associação de Livros Eletrônicos, que iniciará a venda de cerca de 10 mil títulos em outubro, dando impulso a um setor que promete ser a salvação de milhares de editoras mundo afora. Além disso, o tablet da Apple deve ganhar concorrentes locais desenvolvidos por fabricantes como Toshiba e Sony.

A Toshiba, por sinal, já apresentou seu novo portátil no final de junho. O aparelho, chamado Libretto W100, pode ser usado tanto como leitor eletrônico quanto como um notebook convencional. Ele estará disponível para comercialização no Japão em agosto e, posteriormente, na Europa, Estados Unidos e outros mercados.

A companhia espera que a unidade de PCs, que teve um prejuízo de 8,8 bilhões de ienes (R$ 177,9 milhões) no ano encerrado em março, atinja o equilíbrio no ano fiscal que termina em março de 2011. No entanto, o Libretto, que também enfrenta forte concorrência da Sony, não deve abalar o mercado de leitores eletrônicos no curto prazo, considerando que a Toshiba ainda precisa firmar acordos com provedores de conteúdo.

Entretanto, os executivos da empresa ressaltaram que o aparelho, que deve ser vendido por 120 mil ienes (R$ 2.426) no Japão – ante US$ 489 do Kindle e US$ 499 do iPad mais barato –, oferece mais do que uma experiência de consumo passiva, já que ele é rico em possibilidades de uso.

Equipado com duas telas, é possível, por exemplo, utilizá-lo na vertical para ler e-books e mudar de página utilizando os dedos, como se fosse um livro de papel; ou pode-se deixá-lo na horizontal, acessar um site qualquer e ver a continuação deste na tela de baixo. Além disso, o simulador de teclado pode assumir seis formatos diferentes.

“Nós desenvolvemos nossos produtos da maneira que as pessoas realmente gostariam de usá-los”, afirma o vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Toshiba America, Carl Pinto.

Parcerias

A Sony, que já comercializa um leitor eletrônico nos EUA, concorrendo com o iPad e aparelhos como o Kindle, da Amazon, e o Nook, da Barnes & Noble, planeja lançá-lo no Japão antes do final do ano, junto com o serviço on-line de distribuição de conteúdo no país.

A fabricante, em conjunto com a operadora de telecomunicações KDDI, a gráfica Top-pan Printing e o jornal Asahi, vai fundar uma empresa especializada em distribuição de livros, revistas, quadrinhos e jornais eletrônicos.

Segundo a Sony, há outras empresas interessadas em participar do projeto, incluindo as maiores editoras do país como Kodansha, Shueisha e Shogakkan.

 
  Tecnologia - NippoBrasil
• Os lançamentos japoneses de 2011
• Sony Internet TV já está no mercado
• Fujitsu inicia entrega do computador mais rápido do mundo
• Tóquio decreta a era dos sensores de movimentos
• Grandes japonesas preparam tablets e smartphones com tecnologia 3D
• Empresas japonesas tornam indispensável uso do iPad
• Livros digitais são a aposta das editoras japonesas
• Ásia vai investir US$ 9 bilhões no desenvolvimento de energia solar
• Japão será modelo para o Plano Nacional de Banda Larga brasileiro
• Robo: Quase um ser humano
• Lançamento de formato 3D aquece mercado de videogames
• Quer um filho? Treine antes com o Yotaro
• Amazônia protegida por satélite japonês
• Modem portátil conquista os japoneses
• Sony lançará celular inteligente
• Novas câmeras resistentes e à prova d’água
• Aprenda japonês com o iPhone
• Robô enfermeiro
• Tecnologia brasileira em posto do Japão
• Novo shinkansen ainda mais veloz

© Copyright 1992 - 2016 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante.
Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

Sobre o Portal NippoBrasil | Fale com o Nippo