Toshiba
acredita que Libretto W100 pode
instaurar uma nova era nos portáteis
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(Fotos: Kyodo)
A chegada do
iPad foi o empurrão que o mercado japonês de livros digitais
tanto sonhava. Prova disso é que as 31 principais editoras do país
criaram a Associação de Livros Eletrônicos, que iniciará
a venda de cerca de 10 mil títulos em outubro, dando impulso a
um setor que promete ser a salvação de milhares de editoras
mundo afora. Além disso, o tablet da Apple deve ganhar concorrentes
locais desenvolvidos por fabricantes como Toshiba e Sony.
A Toshiba,
por sinal, já apresentou seu novo portátil no final de junho.
O aparelho, chamado Libretto W100, pode ser usado tanto como leitor eletrônico
quanto como um notebook convencional. Ele estará disponível
para comercialização no Japão em agosto e, posteriormente,
na Europa, Estados Unidos e outros mercados.
A companhia
espera que a unidade de PCs, que teve um prejuízo de 8,8 bilhões
de ienes (R$ 177,9 milhões) no ano encerrado em março, atinja
o equilíbrio no ano fiscal que termina em março de 2011.
No entanto, o Libretto, que também enfrenta forte concorrência
da Sony, não deve abalar o mercado de leitores eletrônicos
no curto prazo, considerando que a Toshiba ainda precisa firmar acordos
com provedores de conteúdo.
Entretanto,
os executivos da empresa ressaltaram que o aparelho, que deve ser vendido
por 120 mil ienes (R$ 2.426) no Japão ante US$ 489 do Kindle
e US$ 499 do iPad mais barato , oferece mais do que uma experiência
de consumo passiva, já que ele é rico em possibilidades
de uso.
Equipado com
duas telas, é possível, por exemplo, utilizá-lo na
vertical para ler e-books e mudar de página utilizando os dedos,
como se fosse um livro de papel; ou pode-se deixá-lo na horizontal,
acessar um site qualquer e ver a continuação deste na tela
de baixo. Além disso, o simulador de teclado pode assumir seis
formatos diferentes.
Nós
desenvolvemos nossos produtos da maneira que as pessoas realmente gostariam
de usá-los, afirma o vice-presidente de desenvolvimento de
produtos da Toshiba America, Carl Pinto.
Parcerias
A Sony, que
já comercializa um leitor eletrônico nos EUA, concorrendo
com o iPad e aparelhos como o Kindle, da Amazon, e o Nook, da Barnes &
Noble, planeja lançá-lo no Japão antes do final do
ano, junto com o serviço on-line de distribuição
de conteúdo no país.
A fabricante,
em conjunto com a operadora de telecomunicações KDDI, a
gráfica Top-pan Printing e o jornal Asahi, vai fundar uma empresa
especializada em distribuição de livros, revistas, quadrinhos
e jornais eletrônicos.
Segundo a Sony,
há outras empresas interessadas em participar do projeto, incluindo
as maiores editoras do país como Kodansha, Shueisha e Shogakkan.
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