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Novo shinkansen ainda mais veloz
Em cada poltrona há tomada de energia e até conexão de internet
Com o novo desenho do bico, de 11 metros de comprimento, economia de 20% de energia
 

(Foto: Kyodo News)

Andar a 300 km por hora no solo deixou de ser um privilégio dos pilotos de F-1. Convidados estrangeiros puderam experimentar esta sensação no novo shinkansen da série N700 apresentado dia 16 de novembro pela Japan Railway (JR) Tokkai numa viagem de demonstração de 68 km entre Maebara, na província de Shiga, e Kyoto.

O shinkansen atingiu 330 quilômetros por hora e estabeleceu um novo recorde. A viagem faz parte da campanha da JR para vender o trem-bala para o exterior e que conta com o apoio do governo do Japão. Durante encontro em Tóquio, o primeiro-ministro Yukio Hatoyama entregou um DVD promocional ao presidente americano, Barack Obama.

Para chegar a esta velocidade, o shinkansen é dotado de vários motores independentes colocados em cada um dos vagões, mas que trabalham de maneira sincronizada. É essa tecnologia que faz o N700 acelerar de zero a mais de 300 km/h em apenas três minutos. Graças ao novo desenho do bico (em forma de bico de pato), mais aerodinâmico e com nada menos que 11 metros de comprimento, o N700 consome 20% menos energia. Um novo sistema faz com que o trem trafegue em velocidade segura nas curvas como forma de evitar acidentes.

O modelo incorpora também outras facilidades para os passageiros. Em cada assento há tomada de energia (ninguém mais precisa ficar preocupado com a carga da bateria do notebook, por exemplo) e até conexão de internet de alta velocidade.

Os vagões de primeira classe (Green Car) são ainda mais sofisticados e confortáveis. As poltronas são amplas e podem ser reclinadas até 120 graus, colocando o passageiro praticamente na vertical, sem atrapalhar quem fica atrás e nem ser incomodado pelo da frente. Tem ainda luz individual para leitura e canais de áudio exclusivos.

A versão N700 entrou em operação em julho do ano passado no trajeto de 550 km entre Tóquio e Osaka, da linha Tokkaido. Os planos da JR é colocar, até 2011, em toda rede atendida pela empresa, 54 trens de 16 vagões do novo modelo, com capacidade para 1.323 passageiros cada um.

No Japão, o trem-bala é o principal meio de transporte de longa distância. Por ano, 151 milhões de pessoas usam as várias linhas que cortam o país, segundo a Central Japan Railway Co. Nestes 45 anos de funcionamento, calcula-se que já tenham sido transportados seis bilhões de passageiros, sem nenhuma morte em um acidente. A eficiência é impressionante. Na linha Tokkaido, a mais movimentada, que liga Tóquio a Hakata, no sul do Japão, num percurso de cinco horas, o maior atraso registrado neste ano foi de 36 segundos. Isso mesmo: menos de um minuto!

Para o futuro, a grande aposta da Japan Railway é o Maglev, que já vem sendo testando há alguns anos. Este novo trem de alta velocidade chega a mais de 500 km/h, por meio da levitação magnética. Deve entrar em funcionamento a partir de 2025 entre Nagoya (Aichi) e Tóquio.

No Brasil, o primeiro trem de alta velocidade (TAV) deverá ligar o Rio a São Paulo e Campinas. O custo estimado é de R$ 31 bilhões e a previsão é que esteja pronto até 2014, antes do início da Copa do Mundo de futebol. Ao todo, a linha terá 503 km de trilhos. A velocidade chegará a 360 km/h, ligando São Paulo e Rio em apenas 85 minutos. A freqüência será de um trem a cada 15 minutos e cada um com capacidade para 855 passageiros.

Está prevista ainda uma linha de conexão ligando o Aeroporto Internacional de Cumbica, com Viracopos, em Campinas

Estima-se que o shinkansen brasileiro transportará entre 8 milhões e 10 milhões de passageiros ao ano. A passagem custará em torno de R$ 120.

 
Veja como evoluiu a velocidade do trem-bala
japonês desde sua implantação há 46 anos
Ano
Modelo
Velocidade
1963
Shinkansen
256 km/h
1972
Shinkansen
286 km/h
1978
HSST-01
307.8 km/h
1979
Shinkansen
319 km/h
1979
Maglev-500R
504 km/h
1979
Maglev-500R
517 km/h
1987
Maglev-U001
400.8 km/h
1992
Shinkansen
350 km/h
1993
Shinkansen
425 km/h
1994
Maglev-U002N
431 km/h
1996
Shinkansen
446 km/h
1997
Maglev-X01
550 km/h
1999
Maglev-X01
552 km/h
2003
Maglev-X01
581 km/h
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