(Foto: Kyodo
News)
Andar a 300
km por hora no solo deixou de ser um privilégio dos pilotos de
F-1. Convidados estrangeiros puderam experimentar esta sensação
no novo shinkansen da série N700 apresentado dia 16 de novembro
pela Japan Railway (JR) Tokkai numa viagem de demonstração
de 68 km entre Maebara, na província de Shiga, e Kyoto.
O shinkansen
atingiu 330 quilômetros por hora e estabeleceu um novo recorde.
A viagem faz parte da campanha da JR para vender o trem-bala para o exterior
e que conta com o apoio do governo do Japão. Durante encontro em
Tóquio, o primeiro-ministro Yukio Hatoyama entregou um DVD promocional
ao presidente americano, Barack Obama.
Para chegar
a esta velocidade, o shinkansen é dotado de vários motores
independentes colocados em cada um dos vagões, mas que trabalham
de maneira sincronizada. É essa tecnologia que faz o N700 acelerar
de zero a mais de 300 km/h em apenas três minutos. Graças
ao novo desenho do bico (em forma de bico de pato), mais aerodinâmico
e com nada menos que 11 metros de comprimento, o N700 consome 20% menos
energia. Um novo sistema faz com que o trem trafegue em velocidade segura
nas curvas como forma de evitar acidentes.
O
modelo incorpora também outras facilidades para os passageiros.
Em cada assento há tomada de energia (ninguém mais precisa
ficar preocupado com a carga da bateria do notebook, por exemplo) e até
conexão de internet de alta velocidade.
Os vagões
de primeira classe (Green Car) são ainda mais sofisticados e confortáveis.
As poltronas são amplas e podem ser reclinadas até 120 graus,
colocando o passageiro praticamente na vertical, sem atrapalhar quem fica
atrás e nem ser incomodado pelo da frente. Tem ainda luz individual
para leitura e canais de áudio exclusivos.
A versão
N700 entrou em operação em julho do ano passado no trajeto
de 550 km entre Tóquio e Osaka, da linha Tokkaido. Os planos da
JR é colocar, até 2011, em toda rede atendida pela empresa,
54 trens de 16 vagões do novo modelo, com capacidade para 1.323
passageiros cada um.
No Japão,
o trem-bala é o principal meio de transporte de longa distância.
Por ano, 151 milhões de pessoas usam as várias linhas que
cortam o país, segundo a Central Japan Railway Co. Nestes 45 anos
de funcionamento, calcula-se que já tenham sido transportados seis
bilhões de passageiros, sem nenhuma morte em um acidente. A eficiência
é impressionante. Na linha Tokkaido, a mais movimentada, que liga
Tóquio a Hakata, no sul do Japão, num percurso de cinco
horas, o maior atraso registrado neste ano foi de 36 segundos. Isso mesmo:
menos de um minuto!
Para o futuro,
a grande aposta da Japan Railway é o Maglev, que já vem
sendo testando há alguns anos. Este novo trem de alta velocidade
chega a mais de 500 km/h, por meio da levitação magnética.
Deve entrar em funcionamento a partir de 2025 entre Nagoya (Aichi) e Tóquio.
No Brasil,
o primeiro trem de alta velocidade (TAV) deverá ligar o Rio a São
Paulo e Campinas. O custo estimado é de R$ 31 bilhões e
a previsão é que esteja pronto até 2014, antes do
início da Copa do Mundo de futebol. Ao todo, a linha terá
503 km de trilhos. A velocidade chegará a 360 km/h, ligando São
Paulo e Rio em apenas 85 minutos. A freqüência será
de um trem a cada 15 minutos e cada um com capacidade para 855 passageiros.
Está
prevista ainda uma linha de conexão ligando o Aeroporto Internacional
de Cumbica, com Viracopos, em Campinas
Estima-se que
o shinkansen brasileiro transportará entre 8 milhões e 10
milhões de passageiros ao ano. A passagem custará em torno
de R$ 120.
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