Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 9h40
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
31/08/2015 - Dekassegui - NippoBrasil
 

Chegou a época de pesquisar o arubaito
(ou o trabalho temporário) no Japão

Arubaito, ou simplesmente baito, palavra que tem origem na língua alemã (do termo arbeit, "trabalho"), significa, no Japão, emprego temporário, ou trabalho de meio período (part-time job).

Com a obtenção mais facilitada do visto de permanência e trabalho no Japão pelos nipo-brasileiros, centenas de jovens universitários descendentes têm procurado oportunidades de arubaito no Japão no período de férias. A vantagem do arubaito é que o trabalho abrange o período de recesso escolar no Brasil, entre dezembro e fevereiro, e, sendo temporário, não há data certa para começar nem terminar - esta escolha fica a critério do estudante. Outra vantagem do arubaito é a possibilidade de conhecer o país mais detalhadamente, sem precisar desembolsar muito, pois fazer turismo no Japão sai caro para os brasileiros.

O serviço

Trabalhos temporários são encontrados em todos os setores do Japão, bastante no segmento de serviços, como atendentes de lojas e restaurantes, operadores de caixa, garçons, panfleteiros, entre outras funções. Entretanto, para os estrangeiros, por questão de idioma, os serviços temporários são predominantemente realizados em chão de fábrica e supervisionados por outros estrangeiros residentes da mesma nacionalidade. Dessa forma, não há necessidade de o trabalhador dominar a língua japonesa, basta ter disposição para trabalhar muito. Os serviços são manuais, repetitivos, têm ritmos intensos e com muitas horas extras.

Os ganhos diários do arubaito não são altos, e o trabalho é exaustivo, com longas jornadas em chão de fábrica. Contudo, é possível, neste curto intervalo de meses, pagar as despesas de viagem e as despesas de manutenção. Segundo o intermediador Hideto Miyazaki: "A maioria dos estudantes paga as despesas da viagem no Brasil e, assim, tudo o que eles ganham no Japão é utilizado para o sustento mensal, passeios e compras de eletrônicos. Esses jovens, além de conhecerem a dura realidade do trabalho em fábricas, vão conhecer o país de seus ancestrais sem gastar muito".

Qual é a melhor época de procurar arubaito?
A parte mais complicada para viajar ao Japão é a emissão do visto de trabalho. O tempo entre receber o koseki, ou registro da família japonesa atualizado (documento que comprova o grau de parentesco japonês), e esperar a saída do visto é em torno de um a três meses. É aconselhável procurar as agências especializadas já a partir do mês de agosto ou setembro, até mesmo para fazer pesquisas e comparações.

Quem pode fazer arubaito no Japão?
O Japão só permite emissão de visto de permanência e trabalho até a terceira geração (netos de japoneses), ou seja, para os sanseis (termo correspondente na língua japonesa). Infelizmente, os yonseis - ou a quarta geração (bisnetos de japoneses), que hoje está muito presente entre os jovens universitários nipo-brasileiros - não podem trabalhar no Japão, nem em regime de arubaito, tampouco os brasileiros sem descendência nipônica.

Para aqueles que se enquadram nesta última categoria e que realmente desejam trabalhar no Japão, a alternativa é buscar vagas em empresas japonesas por meio de agências de recursos humanos internacionais. Geralmente, o perfil solicitado é de graduados e pós-graduados na área de atuação das respectivas vagas.

Importante:
O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

  Arquivo - Dekassegui
28/12/2020
• Cuidados devem ser redobrados para viagens na pandemia
26/12/2020
• Exigência do teste negativo de covid-19 para entrada no Brasil a partir de 30 de dezembro de 2020
05/11/2020
• A partir de novembro, não será mais necessária a carta de verificação para Re-entry
16/10/2020
• Em novembro, Bunkyo SP promoverá lives sobre os "30 anos da comunidade Brasileira no Japão"
03/10/2020
• Consulado do Japão em SP reinicia, a partir deste mês, atendimento a solicitações de vistos aos trabalhadores
04/05/2020
• Prefeitura de SP abre novo edital para adquirir 1 milhão de máscaras de pequenos empreendedores
01/11/2019
• Projeto guia ex-dekasseguis ao mercado de trabalho via network
11/10/2019
• Encontro de jovens nikkeis que moraram no Japão
30/09/2019
• Emissão de vistos a yonseis estão bem abaixo da expectativa
10/09/2019
• Família é o novo perfil do dekassegui
06/02/2019
• Palestras no Ciate, em fevereiro, sobre Declaração do IR e Cadastramento de Seguro Social


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados