Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Domingo, 22 de setembro de 2019 - 10h01
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPORTES
Copa 2014
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-

18 de junho de 1908 ~ 18 de junho de 2019

5 momentos da imigração japonesa em Cena

No decorrer desses cem anos da imigração japonesa no Brasil, muitas produções tentaram retratar um pouco da história dos imigrantes japoneses. São filmes, documentários, programas e séries que homenagearam a trajetória dos nipônicos em terras verde-amarelas. Confira, neste mês, 5 momentos da imigração japonesa em cena.

1 - Gaijin 1 e 2
As famosas produções da cineasta Tizuka Yamazaki – Gaijin, Caminhos da Liberdade e Gaijin, Ama-me como sou – contam a história da jovem Titoe, que desembarca no Brasil junto com a primeira leva de imigrantes japoneses. O primeiro retrata o processo de adaptação dos nipônicos em território brasileiro, as dificuldades nas fazendas e as diferentes culturas. Já o segundo fala sobre os sonhos dos imigrantes japoneses e a difícil aceitação de um gaijin na família nipônica.


2 - Imagens do Japão
Idealizado pelo jornalista Márcio Okuhara, o Imagens do Japão foi um marco na década de 70. Exibido aos domingos pela TV Tupi, o programa transmitia noticiários, musicais, documentários, filmes e novelas do arquipélago em todo o território nacional. Entre os momentos que marcaram a história do programa, destacam-se a transmissão via satélite do maior festival da canção popular japonesa, o NHK Koohaku Utagassen. O dominical também promoveu, em São Paulo, apresentações de famosos artistas japoneses, como a eterna Misora Hibari.

3 - Hibakusha – Herdeiros Atômicos no Brasil
O documentário, produzido pelo cineasta Mauricio Kinoshita, fala sobre a presença dos sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki no Brasil. O filme mostra que, assim como a maioria dos imigrantes, os hibakusha (vítimas das bombas atômicas) imigraram para o Brasil com o sonho de uma vida melhor. O documentário faz ainda um paralelo entre a bela imagem do cogumelo de poeira – tão divulgada – com todo o horror que os sobreviventes viram e sentiram.


4
- Haru e Natsu
Com algumas cenas filmadas no interior de São Paulo e produzida pela maior emissora do Japão, a NHK, a novela Haru e Natsu conta paralelamente a história de duas irmãs. Haru veio para o Brasil e sofreu todas as privações dos imigrantes japoneses. Já a caçula Natsu, devido a um problema de saúde, teve que ficar no arquipélago e, sozinha, enfrentar muitas dificuldades. A história é comovente e envolve o telespectador, até mesmo pela sua fidelidade à trajetória dos imigrantes. Vale lembrar que a autoria da novela é de Hashida Sugako.


5
- Gambarê
Produzido pelo diretor José Carlos Lage, o filme Gambarê conta a história do bairro da Liberdade, ressaltando a influência dos imigrantes japoneses na região. O longa mostra como a cultura e as tradições japonesas enraizaram-se no local e eterniza o bairro da Liberdade como um ponto de referência de comércio e cultura oriental.


A VIAGEM:
Véspera da partida

A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippobrasil.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2019 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados

202 usuários online