PORTAL NIPPOBRASIL ONLINE - 19 ANOS
-
Fale conosco: adm@nippo.com.br   
Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017 - 9h25
DESTAQUES:
  Empregos no Japão

  Busca
 
  Seções NippoBrasil
   Comunidade
   Opinião
   Circuito
   Notícias
   Agenda
   Dekassegui
   Entrevistas
   Especial
-
  Variedades
   Aula de Japonês
   Automóveis
   Artesanato
   Beleza
   Bichos
   Budô
   Comidas do Japão
   Cultura-Tradicional
   Culinária
   Haicai
   História do Japão
   Horóscopo
   Lendas do Japão
   Mangá
   Pesca
   Saúde
   Turismo-Brasil
   Turismo-Japão
-
  Esportes
   Copa do Mundo 2014
   Copa das
 Confederações 2013
-
  Especiais
   Imigração Japonesa
   120 anos de Amizade  Japão-Brasil
   Bomba de Hiroshima
   Japan House
   Festival do Japão 2016
-
 Colunas
   Conversando de RH
   Mensagens
     Roberto Shinyashiki
-
 Veja mais  Classificados
   Econômico
   Empregos no Brasil
   Guia Profissionais
   Imóveis
   Oportunidades
   Ponto de Encontro
-
  Interatividade
   Fale com a Redação
-
  Institucional
   Quem somos



História das montadoras japonesas nos Brasil:
Honda
A história da Honda no Brasil começou apenas na segunda metade da década de 60, depois de serem autorizadas as primeiras importações de motos para o país. Com alíquota muito elevada os diretores da montadora apostaram forte no mercado brasileiro e no começo dos anos 70 começava a funcionar a Honda Motor do Brasil Ltda. A princípio as vendas eram apenas de motocicletas, porém dois anos mais tarde começariam a ser vendidos produtos com mais força.
A montadora se modernizava e passou a crescer conforme a necessidade que a própria Honda necessitava, com problemas nas importações de motos, a empresa não teve outra alternativa a não ser passar a fabricar suas próprias motocicletas no Brasil. Foi assim que surgiu a fábrica em Manaus (AM), que fabricou o primeiro modelo no Brasil, CG 125.
Como processo natural de crescimento a montadora se modernizava e tornava-se competitiva no cenário nacional. Produziu carros como Honda Civic e Honda Fit que aparecem como os principais carros da empresa no país.

Mitsubishi
A Mitsubishi Motors do Brasil teve sua presença um pouco tardia no país, apenas em 1998 a empresa aparecia no cenário nacional, a fábrica foi instalada na região de Catalão em Goiás. Mesmo com "poucos" anos de vida no Brasil a empresa já conseguiu uma marca de impacto no mercado brasileiro, em 2007, atingiu a marca de 100 mil veículos fabricados. O primeiro carro fabricado pela montadora foi o Cabine Dupla L200 que ajudou na acensão do "Projeto Anhanguera" que foi pensado para aumentar a linha de produção anual da Mitsubishi, hoje a fábrica passou de 15 mil por ano para 28 mil veículos fabricados anualmente.


Fábrica de Veículos Utilitários em São José dos Pinhais, no Complexo Ayrton Senna, inaugurada em 2001
Nissan
Com o domínio das suas importações e comercializações de seus produtos, a Nissan, apareceu no Brasil pela primeira vez em 1997 como forma estratégica de manter e estruturar a empresa no plano Mercosul. Em 2001 a empresa ganhou um grande aliado para o crescimento no país, em parceria com a Renault construiu no complexo Ayrton Senna a primeira fábrica da aliança no Mundo.
O processo teve bons resultados e as vendas passaram a crescer de forma gradativa, em 2002 lançou o primeiro veículo nacional da companhia, a Picape Frontier. A Nissan conta hoje com uma das mais completas linhas de veículos no Brasil.

Subaru
Fuji Heavy Industries Ltd (FHI), a Subaru é uma divisão dessa empresa que desenvolve uma série de produtos inovadores e de alta tecnologia. Uma empresa diretamente ligada ao novo, com a filosofia de sempre mostrar algo surpreendente para o consumidor. Prezam por carros cada vez mais sofisticados e confortáveis, buscam caminhos que deixem a "normalidade" de lado procurando a inovação da tecnologia dos carros fabricados pela montadora. O nome Subaru vem de uma estrela da constelação de touro que são visíveis a olho nu. O P-1 foi o primeiro carro lançado pela companhia, em 1954.

Suzuki
Com as peças trazidas do próprio Japão, a Suzuki, aparece no cenário nacional com grande força no setor das motos. Fundada em 1993 a fábrica localizada no Polo Industrial de Manaus produz modelos que representam todas as categorias, desde as mais clássicas de alta cilindrada até as chamativas motos super esportivas. A J Toledo Suzuki Motos do Brasil, é uma empresa completamente brasileira que detém os direitos de sua marca no país. A empresa "deixou" o país no segmento de carros em 2003 pela alta do dólar e deve voltar com força em 2010.


Linha de Montagem do Toyota Bandeirantes
Toyota
A primeira fábrica da Toyota no Brasil foi inaugurada em 1958, o escritório foi montado em São Paulo sendo a primeira fábrica fora do Japão. Como em toda grande empresa, o crescimento ao longo dos anos era nítido. Em 1990 a Toyota comprou uma fazenda em Indaiatuba para sediar a segunda planta industrial da montadora no país mostrando a força no setor de automóveis da indústria japonesa.
Um dos grandes marcos aconteceu em 2002 com o lançamento do Corolla, a empresa visava triplicar a capacidade de produção e o volume de vendas no país, além de transformar o Brasil na base de exportação do Corolla para o resto da América-Latina. O evento contou com a presença de pessoas importantes ligadas à política no Brasil, como Fernando Henrique Cardoso e Geraldo Alkmim.
A Toyota foi considerada em 2005 pela revista Carta Capital como a empresa mais admirada do Brasil no segmento automotivo.

(Reportagem: Alex Ogushi | Fotos: Divulgação)

© Copyright 1992 - 2016 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante.
Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

Sobre o Portal NippoBrasil | Fale com o Nippo