(Texto:
www.pesca.com.br | Foto: Marcos
Bergamasco/Secom-MT/Divulgação)
Para uma boa
pescaria, é importante conhecer seu equipamento. Depois de analisá-lo,
coloque as mãos na massa e tenha uma boa sorte.
Como
colocar a linha em sua carretilha
IMPORTANTE - No momento de regular sua carretilha, é necessário
ter uma atenção especial, de modo a evitar as indesejáveis
cabeleiras.
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Para conseguir
um perfeito armazenamento da linha em sua carretilha, é necessário
ter alguns cuidados na hora de enrolar a linha, como:
Ao
dar o nó para que fique segura no carretel, procure mantê-la
no meio do carretel. Desta maneira, a linha não penderá
para nenhum dos lados.
Ao
recolher a linha, procure não torcer o carretel, nem pender a carretilha
para os lados. Caso não tenha um suporte para linha, coloque-a
na vara e peça para alguém segurar o carretel de linha de
modo a fazer pressão sobre ele para que fique bem enrolada.
Dê
uma certa atenção para a quantidade de linha, pois a carretilha
com pouca linha não irá lhe proporcionar bom arremesso.
Além disto, se deixá-la com muita linha, é muito
mais fácil fazer cabeleiras. Tenha como base a borda do carretel.
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Como
regular sua carretilha
No momento
de regular sua carretilha, é necessário ter uma atenção
especial, de modo a evitar aquelas indesejáveis cabeleiras. Para
isto, seguem alguns recursos da sua carretilha:
Logo abaixo
da manivela da carretilha, há um botão de regulagem de peso
de isca. Este botão regula a tensão sobre o carretel, deixando-o
mais preso ou solto. Mas, para que não haja cabeleiras, devemos
regular o botão da seguinte forma:
Depois
de montada sua vara, já com a isca, gire este botão de maneira
que o feche totalmente. Após fechado, aperte o botão que
destrava a carretilha para o arremesso. Você notará que a
isca não irá descer, precisando que você, aos poucos,
abra o botão de regulagem e dê pequenos toques de ponta de
vara. Com isto, a isca irá descer bem lentamente.
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Marine
Sports Fierro 4000 e 6000
é dotada de um sistema de freio centrífugo. Este tipo
de frenagem ajuda muito no momento do arremesso, pois faz com que o carretel
não gire mais rápido do que a velocidade em que a isca está
sendo arremessada.
Marine
Sports Titan 6000 e 6000L/Daiwa Triforce-S 150B
é dotada de um sistema de freio magnético. Este tipo
de frenagem ajuda muito no momento do arremesso, pois ele faz com que
o carretel não gire mais rápido do que a velocidade em que
a isca está sendo arremessada. Para regulá-lo, basta deixar
girar o botão do lado oposto da manivela e mantê-lo numa
graduação entre 5 e 6. Caso continue dando cabeleira, aumente
para 9 ou 10. Seu arremesso será mais curto, mas evitará
cabeleiras.
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Dicas:
Modo de
segurar a vara
Se a carretilha estiver voltada para cima, fica difícil dar
o balanço ideal à vara. Por isto, é necessário
virá-la de lado, deixando as costas das mãos viradas para
cima. Se você estiver usando uma carretilha para destros, a manivela
vai ficar voltada para cima. O movimento rápido do pulso é
o ponto mais importante para se fazer um arremesso direto à frente.
Desde o começo até o final do arremesso, o pulso não
pode virar para os lados. Para os principiantes, este é o ponto
mais fácil de errar.
Cuidado
ao seu redor
Assegure-se de que não tem ninguém ao alcance da sua
vara antes de arremessar. Seus companheiros de pescaria devem ter o mesmo
cuidado, intercalando-se a uma distância segura. Fisgar um companheiro
ao invés de um peixe é bastante desagradável. Antes
de arremessar, tenha certeza de que todos estão seguros.
Então,
vamos arremessar!
Acione o botão, liberando a engrenagem da carretilha
e segure o carretel com o polegar. Mire no lugar onde você quer
lançar a isca e segure a vara com as costas das mãos voltadas
para cima. A altura da isca deve ser de 5 cm a 10 cm, o que torna o arremesso
mais fácil. Assegure-se de que não tem ninguém ao
alcance da sua vara, nem atrás de você.
Faça
um rápido movimento com o pulso e o cotovelo, lance a vara direto
para cima e depois direto para baixo. Sinta como a vara se curva em direção
ao alvo, sem esforço. Para obter um bom alcance, este lançamento
para cima deve ter um certo vigor, mas sem excesso.
Quando
a vara está atrás, é o momento em que se acumula
mais força. Segurando a vara bem acima, o peso da isca faz a vara
se curvar. Então, quando a vara é puxada para baixo, solta-se
o carretel que estava preso pelo polegar. O carretel está livre.
Vamos
chegando ao fim, sem fraquejar. Enquanto a isca vai entrando no seu campo
visual, a linha vai correndo no carretel. Então, o ideal é
você dar um leve toque no carretel, com o dedão, para frear
a linha. No instante em que a isca atingir a água, faça
com que o carretel pare completamente de girar, imobilizando-o com o dedo.
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